segunda-feira, novembro 18, 2002

Gostei desse texto.
Achei meio que despretenciosamente.
E por isso, ele vai ser postado aqui.
Tem uma versao em ingles dele que eu vi em algum lugar.
Mas a versao em portugues é uma boa versao.
Leiam!
-------------------------------------------------------------------
Senhoras e senhores,

Usem protetor solar.

Se eu pudesse lhes oferecer apenas uma dica para o futuro, essa seria “protetor solar”. Os benefícios em longo prazo do protetor solar já foram provados por cientistas, por outro lado, todos os meus outros conselhos não têm outra base de fundamentos senão minhas próprias experiências. Vou discorrer sobre eles agora.

Aproveite o poder e a beleza de sua juventude, oh, não importa. Você não entenderá o poder e a beleza de sua juventude até que eles já tenham se esgotado. Mas acredite em mim, daqui há 20 anos, você olhará suas fotos antigas e se lembrará, de uma forma que você nem pode imaginar agora, de tantas possibilidade que passaram a sua frente e verá o quão fabuloso/a você era. Você não é tão gordo/a quanto imagina.

Não se preocupe com o futuro. Ou se preocupe, mas saiba que se preocupar com ele é tão eficaz quanto tentar resolver uma equação de álgebra mascando chicletes. Os problemas reais de sua vida serão coisas que nunca passaram pela sua mente preocupada, serão do tipo que te norteiam às 4 da tarde de uma terça feira ociosa.

Faça algo que te desafie todos os dias!

Cante!

Não brinque com o coração dos outros. Não guarde mágoas de quem brinque com o seu.

Relaxe!

Não perca seu tempo com ciúmes. Às vezes você estará na frente, às vezes você estará atrás. A corrida é longa e, no final, você será o único concorrente!

Lembre-se dos elogios que você recebe. Esqueça os insultos. Se você tiver sucesso, me conte como conseguiu!

Guarde suas velhas cartas de amor. Jogue fora seus velhos extratos bancários.

Estique-se!

Não se sinta culpado se não souber o que fazer com sua vida. As pessoas mais interessantes que conheço, quando tinham 22 anos, não sabiam o que queriam de suas vidas. Algumas das pessoas mais interessantes que conheço e que têm mais de 40 anos, ainda não sabem o que fazer de suas vidas!

Tome muito cálcio. Cuide bem de seus joelhos. Você sentirá falta deles quando eles não funcionarem mais.

Talvez você se case, talvez não. Talvez você tenha filhos, talvez não.
Talvez você se divorcie aos 40, talvez você dance uma valsinha no seu 75º aniversário de casamento. Não importa o que você faça, não se parabenize demais, ou se menospreze também. Suas chances são 50% e a das outras pessoas também!

Desfrute de seu corpo. Use-o de todos os meios que puder.

Não tenham medo dele ou do que as outras pessoas pensem dele. Seu corpo é o mais fabuloso instrumento que você jamais possuiu.

Dance, mesmo que você não tenha nenhum lugar melhor que sua sala de estar.
Leia os procedimentos, mesmo que você não os siga.
Não leia revistas de beleza, elas apenas o/a farão sentir-se mais feio/a.

Conheça seus pais. Você nunca conhecerá depois que eles se forem. Seja legal com seus semelhantes. Eles são sua melhor ligação com o passado e serão as pessoas que mais passarão o tempo com você no futuro.

Entenda que os amigos vêm e vão, mas guarde os mais preciosos. Trabalhe duro para romper as barreiras da geografia e dos estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você precisará das pessoas que te conheceram quando você era jovem.

More em Nova York uma vez, mas a deixe antes que ela te endureça. More no Norte da Califórnia uma vez, mas a deixe antes que ela te amoleça. Viaje!

Aceite certas verdades: os preços irão subir. Os políticos serão mulherengos. Você, também, vai envelhecer. E quando isso acontecer, você fantasiará que quando você era jovem, os preços eram acessíveis, os políticos eram nobres e as crianças respeitavam os mais velhos!

Respeite seus idosos!

Não espere que ninguém te sustente. Talvez você tenha uma aposentadoria. Talvez você tenha um cônjuge rico. Mas você nunca sabe quando um deles poderá ir embora!

Não mexa muito em seus cabelos ou quando você chegar aos 40 anos, vai parecer que você tem 85.

Tenha cuidado com os conselhos que você recebe, mas seja paciente com aqueles que os dão. Conselhos são uma forma de nostalgia. Dá-los é uma forma de buscar o passado numa prateleira, descascá-lo, pintar as partes feias e recicla-lo para que valha mais do que realmente vale!

Mas acredite em mim quando falo do protetor solar!

Adaptado do original de Mary Schmich, Chicago Tribune, June 1st 1997.